Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que o trânsito no Brasil é um dos mais violentos do mundo, perdendo somente para Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Inúmeras leis procuram normatizar a conduta de dirigir veículos, porém, na maior parte dos casos a aplicação do Código Civil, do Código de Trânsito Brasileiro ou de ambos é o bastante para definir quem é o culpado pelo acidente automobilístico, nele recaindo o dever de indenizar.
Iremos comentar nesse artigo diversas ocorrências que você, leitor, pode vir a se deparar no dia a dia ao conduzir um veículo, informando qual tende a ser o entendimento do Poder Judiciário nas determinadas situações.
ANIMAL NA PISTA
Pela lei, havendo acidente envolvendo veículo e animal, presume-se que a responsabilidade é do dono ou do detentor do animal. Dessa forma, quem deveria zelar pelo animal terá o dever de indenizar as vítimas do acidente, caso não provar que exercia a contento a guarda e vigilância do animal, que o bicho não foi provocado por outro e que houve imprudência por parte de algum dos envolvidos, ou que o resultado decorreu de caso fortuito ou força maior.
PASSAR NO SINAL AMARELO
Via de regra se entende que a culpa é do motorista que se aproveitou do sinal amarelo, ingressando na área de cruzamento para escapar da parada obrigatória imposta pelo sinal vermelho. O amarelo apenas favorece o motorista que já se encontrava atravessando o cruzamento, não aquele que ao notar o alerta amarelo, imprudentemente deu início à travessia do cruzamento, ao invés de frear.
ROTATÓRIA
Detém a preferência aquele que primeiro chegar ou se encontrar na rotatória. Irrelevante se uma das vias da rotatória é de maior movimento ou não. Caso os motoristas adentrarem a rotatória ao mesmo tempo, terá preferência aquele que estiver à direita. O mais prudente é que ao ingressar na rotatória se faça a parada completa do veículo, assegurando que não há risco de colisão com terceiros.
ENGAVETAMENTO
Na maior parte dos casos se entende como culpado aquele que vem em último lugar na fila dos veículos e acaba por colidir no penúltimo, projetando-o para frente. Há casos, entretanto, que a culpa é do primeiro veículo da fila, que ao realizar manobra imprudente ou proibida dá causa ao acidente.
COLISÃO NA TRASEIRA
Em regra, entendem os tribunais que a culpa é de quem colide o veículo na traseira de outro. Se guardada a distância necessária e observada a velocidade imposta pela lei para o tráfego na via, seria viável a parada, evitando-se o acidente.
COLIDIR O CARRO EM OUTRO ESTACIONADO EM LOCAL PROIBIDO
O estacionamento do veículo em local proibido, por si só, não configura culpa. Trata-se de infração administrativa, portanto, o entendimento é de que a culpa é do motorista que trafegava com o veículo que colheu aquele estacionado irregularmente. Entretanto, a depender do local e posição do veículo estacionado em lugar proibido, há decisões que reconhecem a culpa concorrente (de ambos os envolvidos na colisão).
ACIDENTE CAUSADO QUANDO A PORTA DE CARRO PARADO É ABERTA E VEÍCULO EM TRÂNSITO COM ELA COLIDE
A lei é clara ao afirmar que o condutor e os passageiros não devem abrir a porta do veículo, deixá-la aberta para qualquer motivo ou descer do veículo sem antes se certificar que isso não constitui perigo para eles ou para terceiros. Ademais, o embarque e o desembarque devem ocorrer sempre pelo lado da calçada, exceto para o condutor. Assim sendo, aquele que abre a porta de carro estacionado provocando a colisão de carro em movimento deve indenizar os prejuízos causados.
PEDESTRE ATRAVESSANDO FORA DA FAIXA RESERVADA À TRAVESSIA
A preferência absoluta é do pedestre, no entanto, ao atravessar a rua fora da faixa que lhe é destinada, sobretudo quando o semáforo está aberto para os veículos, por vezes sua conduta imprudente descaracteriza a culpa do motorista, ou então, configura culpa concorrente.
ACIDENTE CAUSADO POR MOTORISTA EMPREGADO (CHOFER)
O empregador é responsável por atos do empregado no exercício da função. Por conta disso, o patrão pode responder pela conduta do seu motorista (chofer). Admite-se a culpa concorrente e até mesmo ação regressiva do patrão contra o empregado, porém, em princípio, o dono do carro e empregador responde pelos atos do seu motorista, sendo escolha da vítima incluir o condutor do carro no processo judicial ou não.
MOTORISTA NÃO HABILITADO
Dirigir veículo sem habilitação não pressupõe a culpa do acidente de trânsito. Tal prática induz penalidade administrativa e implicações penais, entretanto, para fins de responsabilização pelos danos causados, há que se analisar as provas de cada caso concreto, individualmente.
MOTORISTA COM CNH VENCIDA, SUSPENSA OU CASSADA
A esse respeito já escrevemos, caso queira conferir, clique aqui.
MARCHA À RÉ
Aquele que retira seu carro de vaga ou estacionamento em marcha à ré, atropelando pedestre ou colidindo com outro veículo que circulava na faixa de rolamento responde pelos danos causados.
ACIDENTE DECORRENTE DE MAL SÚBITO
Antigo entendimento sustentava que aquele que fosse acometido de mal-estar na condução de veículo, desde que gozasse de boa saúde, sendo o fato imprevisível e inevitável, teria em seu favor o caso fortuito e a força maior como excludentes da responsabilidade. Atualmente os tribunais entendem que o mal súbito consistente em acidente vascular cerebral (AVC), infarto ou até mesmo algum padecimento que cause a morte não tem o condão de excluir o dever de indenizar. Muito mais do que atribuir culpa, trata-se de política social que busca não deixar a vítima sem amparo. Portanto, o mal súbito não pode ser invocado para afastar a responsabilidade do causador do acidente.
DEFEITO MECÂNICO
Embora em alguns casos o defeito mecânico possa ser tido como caso fortuito, se tem entendido que não elide o dever de indenizar. Nem mesmo o estouro de um pneu novo, em veículo bem conservado, conduzido dentro da velocidade regulamentar gera o entendimento de que houve caso fortuito. Se não o motorista, o fabricante do pneu deve responder se provado defeito no produto.
DEFEITO NA PISTA DE ROLAMENTO
Se defeituosa ou perigosa a faixa de rolamento, certamente será analisada a conduta do motorista em cotejo com a manutenção que o Poder Público dispensou à via pública. A Administração pode vir a responder exclusivamente, indenizando até mesmo o motorista envolvido no acidente.
Para encerrar, importante notarmos que além de bom senso, os tribunais vêm decidindo os casos mediante a análise da culpa de cada um dos envolvidos em acidente automotivo, de modo que as palavras de ordem para que você fique longe de problemas são prudência e observância à lei.
Ficou com alguma dúvida?
Gostaria de sugerir um tema para nosso próximo artigo?
Deixe o seu comentário.
Entre em contato conosco!
88 Comments
Estava saindo de uma vaga de estacionamento oblíquo, comecei a sair e vi o outro veículo parando, continuei a dar a marcha ré. Quando escuto a batida atrás do meu veículo, o outro motorista achou que ia parar, mas ele estava em uma rua onde era proibido ultrapassar e ele colidiu na outra faixa da rua! De quem é a culpa?
Olá, Fernando!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava dirigindo dentro da velocidade normal permitida a ponto de diminuir a velocidade devido ao sinal fechado. A pista é dupla, sendo que na direita havia uma fila de carros para entrar no posto de gasolina. Eu dei a seta para ultrapassar, porém, do lado esquerdo um motoqueiro avançou com a moto, e para isso olhei para a esquerda. Com isso, acabei batendo no retrovisor do terceiro carro da fila que estava a direita, quebrando uma ponta do vidro.
Essa fila se encontrava dentro da pista, e como houve a colisão apenas com um carro, acredito que ele estava mais para o centro da pista. Em local que não é acostamento e não estava com o pisca alerta ligado.
Além disso, pediu para eu encostar, pegando os meus dados pois disse que não ficaria no prejuízo.
Olá, dsnr!
Recomendável a obtenção das filmagens do acidente para uma análise acertada da situação e da responsabilidade dos envolvidos.
Apenas com o seu breve relato não temos elementos suficientes para expor uma opinião.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Uma rotatoria com 4 lados para seguir, o condutor veio de cima, sendo que já estava dentro da rotatória para virar a esquerda, (não deu pisca, mas o carro estava direcionado mais para esquerda, já depois de passar a via para seguir reto) quando o outro carro que vinha de baixo colidiu com a lateral do carro que já estava na rotatória.
O carro que vinha de baixo fugiu do local.
O condutor que passava pela rotatória estava errado ou certo?
Agradecemos seu contato, no entanto, não temos os elementos necessários para responder sua dúvida.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado(a):
Instagram, Facebook e Linkedin
Bom dia. Fui trocar de faixa do acostamento para a faixa direita da BR onde estava acontecendo um engarrafamento, todos os carros estavam parados ao trocar de faixa um caminhão que vinha da faixa da direita manteve em movimento e acabou colidindo na parte esquerda detrás do meu carro e direita frontal do caminhão dele (apenas parachoque de ambos), ambos sofreram apenas arranhão no parachoque pois a colisão ocorreu a aproximado 3km/h, da minha visão o motorista do caminhão não queria abrir lugar para mim e deixou o caminhão andando até colidir, eu não tinha o que fazer pois o carro na minha frente estava parado no engarrafamento como todos os outros, até que o caminhão encostou no meu parachoque, a colisão ocorreu a menos de 3km/h, nesse caso, quem é o culpado ?
obs: o motorista do caminhão era funcionario, mandou fotos apenas do caminhão pro patrão dele e acabou deixando por assim mesmo não exigindo qualquer autoridade, no final das contas cada um pagou o seu, por que eu não tinha exata certeza de quem era culpado e o motorista do caminhão aceitou deixar por assim mesmo, por desinformação eu aceitei deixar de lado mesmo acreditando que eu não era o culpado por que todos os veiculos estavam parados e eu apenas “pedi” uma passagem
Olá, Bruno!
Se você indicou com a seta sua intenção de mudar de faixa e havia tempo/distância razoável para o caminhão que se aproximava frenar o veículo, aparentemente a responsabilidade pelo acidente foi do condutor do caminhão.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Entrei em uma via preferencial de duas faixas, a faixa da direita estava livre e nesse momento o veículo que estava na faixa da esquerda mudou para a faixa da direita ocorrendo a colisão da dianteira esquerda do meu veículo com a lateral direita traseira do outro veículo, de quem é a culpa?
Olá, Luiz!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava fazendo uma rotatória com 3 pistas, a pista da esquerda indicava a continuação na rotatória, a pista central, onde eu me encontrava possuia indicação que poderia tanto sair do balão quanto continuar na rotatória, já a pista da direita, indicada apenas a saída do balão.
Com estes fatos o seguinte ocorreu, um indivíduo na pista da direita (sinalização horizontal para sair do balão) seguiu na rotatória e eu estava saindo dela (uma vez que a minha faixa permitia tça ação), e ocorreu uma colisão.
Quem seria o infrator? Ele me culpa por não estar atenta, porém ele deveria sair da rotatória correto?
Olá,
Infelizmente nos faltam elementos para bem entender a dinâmica do acidente e opinar. Sequer compreendemos se o veículo por você conduzido colidiu com o outro ou o contrário.
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais artigos semanalmente.
http://www.instagram.com/douglas_ribas_advogados/
http://www.facebook.com/DouglasRibasAdvogadosAssociados/
https://br.linkedin.com/company/douglasribasadvogadosassociados
Obrigado!
Olá uma pergunta
Meu pai estava em uma via , sentido único quando foi fazer uma entrada , para a direita que não é permitido sim eles estava errado
Mais nisso veio um motoqueiro e bateu na sua traseira acima da velocidade da via e tentando uma ultrapassagem em um local que não era permitido
Os dois estão errado ?
Olá, João!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Nao sei pisca alerta para entrar p a direita e o motoqueiro q vinha a ultrapassar pela direita q nao é permitodo bateu na lateral do meu carro amassando e arranhando a porta do passageiro. De quem foi a culpa? Alguém pode me esclarecer?
Olá, Nádia!
Como você bem disse, ultrapassar pela direita é proibido como regra. Mas não entendemos o seu relato na íntegra, logo, não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava dando a re para sair de uma rua, olhei pelo retrovisor não tinha nenhum carro atrás quando andei o carro entrou na rua e acabamos colidindo, no momento o motorista informou que o dano no capo já estava ali que a única coisa que tinha acontecido era o parachoque amassado, porem a proprietária do veículo disse que o capo estava inteiro, de quem é a culpa e o que fazer ?
Olá, Maria!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava estacionado saindo da vaga quando um veículo que iria estacionar na vaga em frente a minha colidiu atingindo a sua lateral. Neste caso como fica?
Olá, Murillo!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Dri marrcha ré no estacionamento do condomínio colidindo na lateral de um carro que estava chegando, ele alega não ter me visto ainda assim estou errada?
Olá, Luisa!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Fui estacionar, dei seta e iniciei o estacionamento dei ré para arrumar o veículo, porém outro carro não aguardou eu terminar de estaciomar e entrou atras mesmo eu dando ré
Neste caso como fica?
Olá, Gislaine!
Acreditamos que a responsabilidade é de quem colidiu no seu veículo.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Boa tarde !
Me chamo Cleide gostaria de tirar essa dúvida!
Estava colocando o carro na minha garagem veio um moto e colediu no meu carro na lateral próximo à porta , pelo que pode perceber ele não viu o carro quando viu tentou tirar do carro mais não conseguiu
Olá, Cleide!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
ESTAVA NO POSTO DE MANHÃ, ABASTECENDO O MEU CARRO. QUANDO TERMINEI DE ABASTECER COLOQUEI A PRIMEIRA MARCHA PARA SAIR DA ÁREA DE ABASTECIMENTO, DEI SETA E APARECEU UM CARRO NA FRENTE DO MEU DE MODO QUE ELE ESTIVESSE DE LADO, ESSE CARRO QUANDO ESTAVA SAINDO DO POSTO PARA A AVENIDA PASSOU POR CIMA DA ÁREA DE ABASTECIMENTO COM O MEU CARRO INDO PARA FRENTE E OS CARROS ACABARAM SE CHOCANDO., DE QUEM É A CULPA?
Olá, Henrriky!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava saindo da área de abastecimento em um posto de gasolina, quando acelerei meu carro, um outro estava acelerando passando na minha frente ao mesmo tempo, causando uma colisão do meu carro com o dele. De quem é a culpa ? Se os dois começaram a acelerar ao mesmo tempo a + ou – 5km/h
Olá, Henrriky!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Bom dia, eu estava estacionado à esquerda pista mão única e coloquei o bico pro carro pra pista nisso veio outro carro e bateu no bico de quem é a culpa ?
Olá, Alisson!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Boa noite, eu estava dando ré em uma via de mão dupla, no sentido que eu estava dando ré estava livre, só que veio um motorista do outro sentido que cruzou a rua para estacionar o carro, acabei colidindo a traseira na porta traseira dele, de quem seria culpa?
Olá, Lucas!
Ao que tudo indica, a responsabilidade pelo acidente é sua.
De todo modo, sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Boa tarde , uma duvida dei pisca pra sair do acostamento em uma avenida, olhei no retrovisor nao vinha ninguem ao sair colido o carro arranhando da roda da frenta a roda de tras,de quem e a culpa ja q nao fizemos boletim e nao acionamos eptc
Olá, Maria!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
MARCHA À RÉ
Aquele que retira seu carro de vaga ou estacionamento em marcha à ré, atropelando pedestre ou colidindo com outro veículo que circulava na faixa de rolamento responde pelos danos causados.
Poderia me informar que lei esse comentário se refere??????
Boa noite!
Código de Trânsito Brasileiro e Código Civil.
Disponha!
Olá,
Em uma via de mão dupla, estava transitando na direita e sinalizando para fazer uma conversão à esquerda ontem tem uma agência bancária (a conversão não é autorizada, pois a faixa não é contínua), o sinal da via que eu estava, tinha fechado e ao realizar a conversão já quase estacionando do lado direito da outra via, uma moto que estava vindo no mesmo sentido que eu estava colidiu na lateral próximo ao pneu traseiro do meu veículo, acionei o seguro e recebi uma negativa alegando o Artigo 192 do Código de trânsito. Está correto ?
Olá, Ivana!
Agradecemos o interesse no nosso artigo, no entanto, nós nos limitamos a responder dúvidas decorrentes dele e não consultas sobre casos concretos.
Sugerimos que conte com a assessoria de profissional de sua confiança para uma orientação mais assertiva frente à situação por você exposta.
Agradecemos pela compreensão.Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Bom dia
Eu estava estacionado o carro no local permitido. Para uma amiga embarcar
Um carro alta velocidade veio a colidir na minha traseira me projetando pra frente.
Entortou meu eixo toda parachoque.
Ele disse que tou errada queria quê eu pagasse o estrago dele.p meu carro saiu no guincho o dele andando.ate porquê ele bateu acelerando.
Vou entrar vom ação pra receber minga franquia de 1.800.00
Estou certa?
Olá, Tereza!
Agradecemos o interesse no nosso artigo, no entanto, nós nos limitamos a responder dúvidas decorrentes dele.
Sugerimos que conte com a assessoria de profissional de sua confiança para uma orientação mais assertiva frente à situação por você exposta.
Obrigado pela compreensão.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram
Facebook
Estava estacionando minha motocicleta perpendicularmente a calçada, e afrente tinha um veículo que estava manobrando para estacionar, que no caso tinha muito espaço a sua frente para manobrar a vontade, só que ele deu marcha ré (acho eu que sem prestar qualquer atenção ao retrovisor, pois poderia me ver) e acabou colidindo com minha moto que estava a uma distância segura dele. Quem estaria errado ?
Olá, José!
Diante do seu relato, acreditamos que a culpa seja do condutor do outro veículo.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram
Facebook
Estava na calçada de um estabelecimento onde o mesmo não possui estabelecimento próprio e o estacionamento e a calçada q a empresa autoriza estacionar os veículos, ao sair do local dando a marcha ré prestei bastante atenção e vi q o carro vinha a uma distância apropriada onde eu podec fazer a manobra, pois é uma via muito movimento por isso requer uma atenção redobrada, o motorista q vinha na mesma via não freiou ou diminui a velocidade do seu veículo, dando passagem para eu concluir a manobra, devido isso o freio dele foi o meu carro, já estava até confiante q ele iria freia pois a minha convenção já estava concluída no qual já ia seguir o meu destino, quando fui deparada com o choque q ele atingiu o meu carro, quero sab nesse caso qm está errado?
Olá, Sara!
Não temos elementos suficientes para analisar a situação.
Recomendamos que procure um profissional de sua confiança para lhe auxiliar.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava saindo de marcha ré, e colidi com a frente de um carro que estava saindo da vaga. O carro que saiu da vaga tinha visão melhor devendo aguardar eu sair.
Eu já estava na via, não estava saindo da vaga.
De quem é a culpa?
Olá, Elizandra!
Não temos elementos suficientes para avaliar o acidente.
Recomendamos que procure um advogado de sua confiança para analisar o seu caso e avaliar a responsabilidade dos envolvidos.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram
Facebook
Boa tarde, tudo bem ?
Estava entrando numa rua logo após um cruzamento que gera uma descida leve, quando ao acionar o freio do meu carro para desacelerar, ele parou bruscamente. Fiquei segundos ali, até um que carro freou bem em cima do meu carro e um outro, atrás desse carro, bateu com tudo na traseira, que empurrou o carro atrás de mim, que acabou encostando no meu, mas não fez nada no meu.
O terceiro carro, que colidiu, ficou muito danificado e pelo estado do carro, dá pra ver que ela entrou na rua em alta velocidade.
Quem deve arcar nesse caso? Eu ou a pessoa que entrou rápido que nem deu tempo de frear e acabou colidindo com o carro logo atrás de mim ? Ela tem seguro, mas está querendo que eu arque com metade da franquia.
Olá, Raíssa!
Precisaríamos de maiores elementos para avaliar o caso.
Aparentemente, a responsabilidade seria do último, que não guardou a distância recomendada entre os veículos e possivelmente estava dirigindo com velocidade incompatível.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram
Facebook
Estava com meu carro estacionado , uma movimentada , quando manobrei pra sair da vaga atento comecei a tira meu carro da vaga , avistei um carro a 500 MTS de distância do meu continue o procedimento sendo assim , a condutora do.outro veículo desatenta colidiu na minha lateral . Pois bem paramos e ela assumiu o erro por estar desatenta , pois a qual velocidade que ela estava o dela deu mais defeito. A mesma assumiu ,.falou que iria acionar o seguro . Só que depois comecei a receber ligação do marido onde o mesmo não se encontrava na hora da colisão me cobrando por um erro da mulher dele. O que faço
Olá, Brian!
Se de fato o erro foi da outra condutora e a mesma ou o seu marido não querem arcar com os danos, você precisará contratar um advogado de sua confiança para fazer valer os seus direitos perante o poder judiciário. A depender do valor envolvido, você poderá mover uma ação sem o auxílio de advogado junto ao juizado especial cível de sua localidade.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Fui fazer uma manobra em marcha a ré em um posto de gasolina e colidi com um carro que havia acabado de chegar no posto e parou pra esperar uma vaga pra abastecer, de quem é a culpa?
Olá, Andre!
Tudo indica que seja sua a responsabilidade pelo acidente.
De todo modo, sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Durante passagem por uma rotatória em horário de grande fluxo, motociclista (modelo Biz) bate no fundo de um carro, devido parada brusca deste por causa de Estancamento. Quem deve assumir os custos de trocas de peças dos veículos?
Olá, Taís!
É dever do condutor do veículo guardar distância segura com o veículo a frente para evitar acidente como o descrito.
Boa sorte!
Bom dia Douglas!
Minha moto estava estacionado na frente do meu AP que fica em uma esquina com semáforo, quando fui sair, olhei e não avistei carro vindo, olhei para o semáforo que estava verde e sai, logo q sai um carro bateu em mim, a rua tem uma velocidade permitida de 30km, e o motorista do carro estava bem acima, pois me arremessou metros de distância, estourou o pneu do carro dele e quebrou boa parte do para-choque. Estou errado por não ter visto ele, mas devo pagar todo o concerto já que o mesmo estava acima do limite permitido?
Olá, Gustavo!
Sentimos pelo ocorrido e esperamos que se encontre bem.
Sua possível desatenção acabou culminando para a ocorrência do acidente e acreditamos que seja sua a responsabilidade pelos reparos. Remotamente poderá ser reconhecida uma corresponsabilidade diante da suposta velocidade superior do outro veículo.
Boa sorte!
Olá, acabei me envolvendo em um acidente quando estava saindo, de frente, da vaga do estacionamento, próxima a entrada da pista da faixa de rolamento, o motorista que estava na faixa teve que entrar na contramão da mesma vindo a colisão do meu carro. Para evitar o acidente conseguir frear, entretanto, o outro motorista estava desatento e seguiu direto ao meu carro. Gostaria de saber quem estava errado nessa situação, pois aparentemente eu tentei evitar o acidente.
Olá, Vinicius.
Aparentemente o veículo que vinha atrás de você não guardava distância segura para evitar o acidente, possivelmente desrespeitando o Código de Trânsito.
Pelo seu relato, entendemos que quem causou a colisão no seu veículo deve arcar com os danos.
Boa sorte!
Olá, estava no estacionamento dentro do mercado, quando manobrei o carro pra sair da vaga, tirei metade do carro na marcha ré e faltava só o bico continuei devagar porém antes mesmo que saísse o carro da vaga senti um carro batendo em mim, mas não dava pra ver se ele estava parado ali antes ou se ele bateu em movimento, pois a distância q estava de mim não me dava margem para tirar totalmente o carro da vaga, uma vez que eu já estava tirando da vaga já uns 15 segundos antes da batida, nesse caso quem está errada?
Olá, Maria!
Difícil emitir qualquer análise, ainda que superficial, com apenas essas informações.
Recomendamos que procure um profissional de sua confiança para lhe assessorar.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizada:
Instagram, Facebook e Linkedin
Estava dirigindo na pista rápida, é um carro mas a frente freiou por causa de um cachorro mas não ligou o pisca alerta, e aconteceu que os carros de trás acabou batendo um no outro, eu fui o último a bater, tentei freiar mas não deu tempo. Nesse caso teve um culpado?
Olá, Josafá!
É difícil emitir uma opinião com poucos elementos tal como você colocou.
O ideal é a contratação de consulta, onde poderemos coletar mais detalhes. Tais como, tipo de via que você estava dirigindo e se havia concessionária responsável, se localizaram o dono do animal, se você mantinha distância segura com o veículo da frente e a sua velocidade. Enfim, muitos fatores para serem analisados para se apurar eventual responsabilidade.
Ficamos à disposição.
Meu carro esta estacionado na frente da minha casa quando entrei no carro e fui fecha a porta outro veículo venho en alta velocidade e bateu na minha porta e fugio do local nesse caso de quem e a culpa pois eu ja tinha verificado e nao vinha ninguém quando fui entrar no carro acidente aconteceu por o outro carro astar em alta velocidade
Olá, Rosa!
Mas que situação perigosa!
Se a senhora tomou todos os cuidados ao abrir a porta do veículo e fez o movimento com antecedência suficiente para que os outros veículos pudessem ver a sua intenção de sair do carro, acreditamos que a responsabilidade é da pessoa que bateu na sua porta.
Sugerimos a leitura deste outro artigo:
https://douglasribas.com.br/direito-civil/batida-em-veiculo-estacionado-em-local-proibido-de-quem-e-a-culpa/
Boa sorte!
Bom dia, gostaria de uma ajuda eu estava passando pelo um cruzamento e tinha a placa pare e ao chegar no cruzamento tinha um carro do lado direito e do lado esquerdo um caminhão ambos ia entrar na rua onde eu estava, os dois veículos estavam com a seta ligada e me deram passagem, sendo que este carro da direita ele estava nas duas faixas a rua era mão dupla a frente estava na faixa da esquerda e a traseira na direita, ao Passar pelo Cruzamento saiu um carro de trás do carro da direita e veio ao meu encontro e bateu na minha lateral direita e a senhora que estava conduzindo o veículo já saiu do carro falando que ela foi imprudente falou q ia assumir o meu prejuízo q tanto ela relatou isso no ebrat que o seguro dela ia pagar meu prejuízo e não aconteceu isso o seguro disse que eu fui o culpado sendo se eu fosse o.culpado eu q ia bater no carro dela. como eles alegaram que eu avancei o cruzamento
Olá, Saulo!
Nestas circunstâncias, o melhor a se ter são provas do ocorrido, seja através de filmagens de câmeras de segurança ou, na inexistência, testemunhas que presenciaram.
Ficamos à disposição para o que for necessário.
Boa sorte!
estava atravessando um cruzamento, parei na onde estava pare, quando a via principal estava tranquila e não vinha nenhum veiculo, iniciei novamente a partida, já estava finalizando a travessia quando dois garotos entraram na frente do carro com uma bicicleta na qual tive que frear para não atropelar os mesmo, porém a lateral traseira ainda se encontrava na via preferencial, na qual uma moto colidiu com meu carro que estava parado em decorrência dos garotos, bateu na lateral esquerda após a porta do passageiro traseiro. a moça alega que eu parei no meio da pista o que não é verdade. Como proceder ?
Olá, Bárbara.
Situação delicada, mas o contexto apresentado indica que a responsabilidade pelo acidente é da condutora da moto, que não freou o seu próprio veículo ao ver você parada.
Boa sorte!
Vim freiando o caminhão até parar, engatei a ré e andei até o momento que colidi com o veículo que estava a 3 metros de distância. Que estava errado?
Olá Rodrigo,
Presume-se que a culpa é de quem conduz o veículo que vem a colidir com o outro.
No entanto, cada caso é um caso e merece ser analisado individualmente, de acordo com as circunstâncias e elementos disponíveis no cenário da ocorrência.
Atenciosamente.
Sou motorista de ônibus fui da ré no ônibus e um veículo estacionou atrás de mim onde foi inevitável a colisão de quem é a culpa
Olá Emerson,
Não temos elementos suficientes para responder sua pergunta.
Há uma série de detalhes a serem observados, porém, importante ter em mente que via de regra, manobra em marcha à ré com veículo de grande porte demanda assistência.
Atenciosamente,
Boa noite, colisão em entrada de condomínio, quem é o responsável ? Estava saindo da faixa para cruzar e acessar o condomínio quando um motoqueiro passou em alta pela lombada e colidiu com o meu veículo. A colisão foi da moto dele no meu carro.
Boa tarde!
Via de regra a Justiça entende como culpado aquele que veio a colidir, sobretudo em velocidade incompatível com o local.
Saudações.
Olá! Estava descendo uma avenida e o trânsito parou, parei meu carro também para não colidir nos carros que estavam na minha frente. Acabando de parar o carro, veio um motoqueiro e bateu entre o parachoque e o farol traseiro, na traseira e comecinho da lateral esquerda. Meu carro já estava parado. De quem é a culpa?
Olá!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Bom dia. Fui trocar de faixa numa rua com carros parados por semaforo vermelho, e o carro que vinha na faixa acelerou quando fui entrar em vez de dar passo e acabei colidindo na parte esquerda detrás do carro. No meu deu um aranhão no parachoque de frente.. mas no outro carro o dano pareceu bem maior. Porem o motorista disse que já e o terceiro acidente em que se envolve no que vai do ano. E uma pessoa idosa. O que faço se ele alega que todo o dano atual do carro e por causa deste acidente? A culpa e minha mesmo eu tendo dado seta e ele acelerando no momento?
Perdão, mas, não temos elementos suficientes para formar juízo de valor e opinar.
Podemos adiantar que via de regra a Justiça entende como culpado o condutor que vem a colidir com o outro veículo.
Saudações.
Boa tarde, um veículo bateu em outro veículo na rodovia que com o impacto foi arremessado em cima do meu que estava parado na rua debaixo. De quem é a responsabilidade? Pode entrar na justiça contra os dois motorista envolvidos no acidente.
Olá!
A responsabilidade é do veículo que veio a colidir com os demais.
Toda e qualquer vítima pode se voltar contra quem lhe causou danos.
Atenciosamente,
Por favor tudo o que está acima descrito para caro parado abrindo a porta é válido também para estacionamento oblíquo?
Boa tarde, Giovani!
Entendemos que sim, entretanto, sugerimos a exposição de um caso concreto para melhor aplicação do texto da lei.
Indo na pista principal quando um veículo saiu na rua transversal e eu Colidi no mesmo pegando a porta do motorista.
Boa tarde Antonio!
Não entendemos o que o senhor relatou e a sua necessidade.
Pode explicar melhor, por favor?
Boa noite!
Meu nome e Vitor.
Estava trafegando de moto em uma avenida,estava eu com a velocidade acima da permitida, veio um carro na mesma avenida, porém sentido contrário, e convergiu para uma rua diagonal a avenida, porém n reduziu, nem sinalizou e viemos a colidir, gostaria por gentileza saber se eu estava certo ou o motorista do carro estava certo?
Olá, Vítor!
Tudo indica que há responsabilidade de ambos pelo acidente.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin