Você sabia que a gestão de contratos fortalece a atuação da empresa, além de fornecer mecanismos para afastar prejuízos e contornar outros problemas?
Saiba mais!
O cumprimento de um contrato pode ser tarefa simples ou complexa, a depender do seu objeto. Além disso, considerando-se o que está envolvido na negociação, o ciclo da contratação poderá exigir a atuação de diversos departamentos de uma empresa, não só do jurídico.
Um bom exemplo de contratação complexa, envolvendo várias etapas, tais como (i) o minucioso levantamento de informações e documentos, tanto das partes quanto do objeto do contrato, (ii) a negociação comercial e (iii) a análise jurídica é a aquisição de imóvel pela empresa.
A compra e venda de um imóvel percorre um caminho que não é linear, sobretudo em se tratando de operações de alto valor, onde as obrigações reciprocamente assumidas são divididas em etapas e demandam observância às providências anteriormente esperadas por uma das partes, para que a outra se digne avançar com os deveres por ela contraídos.
Não raramente a compra de imóvel por parte de uma empresa representa um passo importante para o seu futuro, na medida em que guarda relação íntima com seu planejamento estratégico, viabilizando sua expansão.
Seja com vistas ao crescimento, seja com o objetivo de lucro imobiliário, todo cuidado é pouco na compra e venda de imóvel na seara empresarial.
O primeiro ponto que se deve ter em mente é que o êxito da contratação não dependerá, apenas, de um contrato bem elaborado. É imprescindível que se verifique o acompanhamento, desenvolvimento e sua execução. A chamada gestão do contrato.
Na gestão do contrato, a atuação do advogado para conferir segurança à operação se mostra indispensável. Desejável que o contrato contemple um cronograma, impondo às partes limites temporais quanto às providências que lhe são esperadas.
Enfim, a prática mostra que é necessário muito mais do que um contrato bem elaborado. É fundamental que se acompanhe atentamente os prazos e cronogramas atinentes às obrigações, verificando-se possíveis disparates entre o cenário previsto e o realizado, detectando-se ocorrências, tendências ou possibilidades de desvio, fixando datas para a correção das pendências, defendendo o equilíbrio econômico-financeiro, se necessário.
Essa gestão fortalece a atuação da empresa, além de fornecer mecanismos para afastar prejuízos e contornar problemas que porventura apareçam ao longo da compra e venda de imóvel.
Entre em contato conosco!
1 Comment
[…] Gestão de contratos da empresa: a compra de imóvel […]