Não há dúvida de que o uso da bicicleta como meio de transporte vem crescendo, sobretudo nas cidades que têm recebido investimentos para a expansão das ciclovias.
Vai ao encontro dessa forte tendência o fato de que mais e mais moradores dos grandes centros urbanos residem em condomínios verticais, os chamados prédios de apartamentos.
Consequência nefasta da combinação dessas escolhas contemporâneas é o aumento de furtos de bikes nas garagens dos condomínios.
Nessa situação, quem responderá pelo prejuízo? O condomínio tem alguma responsabilidade pelo furto da bicicleta?
O entendimento majoritário de nossos tribunais é no sentido de prestigiar a vontade dos condôminos, vez que eventual prejuízo sofrido por condômino será sempre dividido entre os moradores em suas respectivas taxas condominiais.
Como assim?
Na maior parte dos casos levados à Justiça, somente há responsabilidade do condomínio se este assumiu o dever de indenizar, de forma expressa em sua convenção ou regulamento interno, como resultado da vontade da maioria dos seus integrantes.
Se não houver obrigação expressa de vigilância por parte do condomínio, caso este venha a fazer contratação específica de funcionários ou de empresa de segurança visando à proteção dos bens dos condôminos ou do próprio condomínio, poderá haver o entendimento de que a vítima de furto de bicicleta nas dependências do prédio terá direito à indenização.
E na prática, o que é visto?
Costuma ser praxe nas convenções e regulamentos internos a ausência do dever de guarda e vigilância do condomínio, assim como da obrigação de indenizar no caso de furtos e roubos em suas áreas comuns.
Tal regra é observada pelos julgadores no momento da avaliação dos casos que chegam ao Poder Judiciário.
E por que os juízes vão por esse caminho?
Porque entendem que a vontade dos condôminos deve ser respeitada, ou seja, tendo a maioria entendido e firmado um regramento de que não socializará o prejuízo de furto ou roubo em sua área comum, e que essa é a solução adequada àquela realidade.
Em outras palavras, predomina o entendimento que o condomínio apenas terá o dever de indenizar se a maioria dos condôminos votou em assembleia para instituir tal obrigação expressamente na convenção ou regulamento.
Meu prédio tem cerca elétrica e câmeras de segurança. Tenho direito à indenização se furtaram minha bicicleta na garagem?
Sendo a convenção e o regulamento omissos a respeito, não. As decisões judiciais em sua maioria afirmam que tais medidas não significam que o condomínio assumiu a obrigação de guarda dos bens dos moradores.
O mesmo entendimento se aplica para as hipóteses onde há zelador no edifício, ou seja, a mão de obra de zeladoria não se traduz em dever de indenização do condomínio no caso de furto.
Pode haver exceção para esse entendimento consolidado?
Certamente. Na prática, todos os detalhes serão considerados pelos julgadores para avaliar a realidade daquela coletividade de forma a definir se deve haver responsabilização ou não do condomínio.
Cada conflito de interesses submetido ao Judiciário deve ser decidido da maneira que melhor se alinhe ao bom senso e à representação da vontade da maioria.
Em recente decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a despeito da convenção e do regulamento não preverem indenização decorrente de furto, o condomínio foi condenado a indenizar a vítima de furto de duas motocicletas porque firmou contrato de seguro com cobertura para “Responsabilidade Civil do Condomínio” e “Guarda Veículos – Compreensiva”, tendo sido o pagamento do prêmio rateado entre os condôminos.
Dessa forma, entenderam os julgadores que o condomínio assumiu o dever de responder civilmente pelo furto havido em suas dependências.
Moro em condomínio e guardo a bicicleta na área comum, qual a dica?
Nesse caso, será importante adotar todos os cuidados que estiverem ao seu alcance para evitar a ocorrência de furto. Melhor não facilitar e proteger seu bem a procurar remediar.
Aliás, vale lembrar a máxima de que o condomínio somos nós, afinal de contas, nós formamos o condomínio e instituímos suas regras. Na falta delas vem sendo afastada pelo Judiciário toda e qualquer socialização do prejuízo.
É dever de todos os condôminos zelar pela segurança das áreas comuns, não sendo possível, em tese, responsabilizar o condomínio quando ausente previsão nesse sentido.
O que posso fazer pelo meu condomínio?
Seja um condômino atuante e participativo. Frequente as assembleias, dê sugestões e cobre medidas efetivas de quem estiver na direção da sua coletividade.
E o condomínio? Há algo que merece ser feito?
Sem dúvida! Além de todo o cuidado com o bem comum, é de rigor contar com profissionais bem treinados para o desempenho das funções de portaria e zeladoria, assim como ter um bom sistema de segurança que por si só também funciona como inibidor de furtos e roubos.
Somado a isso, o investimento em um local próprio para a guarda das bicicletas, no qual cada morador possa fazer uso e trancar sua bike se mostra medida colaborativa para afastar o problema.
A transparência sobre a posição adotada pelo condomínio e a comunicação extensiva sobre os cuidados ao se manter a bicicleta trancada na área comum traduzem-se em postura ativa em favor do bem comum.
Falando nisso, no Estado de São Paulo, o governo disponibiliza ferramenta on-line para que qualquer cidadão realize consulta sobre a procedência da bicicleta, acessível neste link.
Mais uma precaução a ser adotada pelo condômino ciclista: guardar o número de série do quadro da bicicleta para eventuais consultas.
Gostou desse nosso bate-papo sobre furto de bicicleta em condomínio? Participe deixando sua opinião e contando a sua história! Queremos saber o que você pensa sobre o tema.
Ficou com alguma dúvida?
Quer sugerir algum tema para nossa futura conversa?
Deixe aqui o seu comentário.
Entre em contato conosco!
52 Comments
Boa tarde, minha bicicleta foi roubada dentro do prédio onde moro, solicitei as imagens das câmeras, porém as câmeras não estavam funcionando, negligência do condomínio, nesses casos o condomínio é obrigado a ressarci ? visto que existe uma lei interna que não obrigado o condomínio a ressarci o morador, porém como houve negligência da parte do condomínio, eu tenho direito?
Olá Lauro,
Conforme você bem observou, se a lei do condomínio dispõe que não deve haver ressarcimento, entendemos que você não faz jus a ser indenizado. Independentemente da câmera estar funcionando ou não.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado(a):
Instagram, Facebook e Linkedin
Bom dia! Uma bicicleta foi furtada no condomínio onde trabalho por uma empresa terceirizada, e a empresa obrigou eu e outro funcionário a pagar, isso é certo
Olá, Leandro!
Não temos elementos suficientes para ajudar a esclarecer a sua dúvida.
Sugerimos a contratação de consulta por profissional de sua confiança, que poderá analisar o seu caso com maior detalhamento de informações.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Boa tarde! Mudei recentemente em um condomínio e como todos os moradores eu deixava a minha bicicleta na garagem, mas quando foi essa semana invadiram o condomínio e furtaram duas bicicletas, uma foi a minha. No condomínio não temos vigilância interna 24 horas, mas todos os meses vem e somado na taxa do condomínio um valor referente a cobrança de seguro do condomínio e um outro valor referente a vigilância externa. Nesse caso eu teria direito ao ressarcimento?
Desde já agradeço.
Olá Vanderlei,
Necessário que você consulte a convenção do seu condomínio. Nela você encontrará a resposta.
Desejamos boa sorte!
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais artigos semanalmente.
http://www.instagram.com/douglas_ribas_advogados/
http://www.facebook.com/DouglasRibasAdvogadosAssociados/
https://br.linkedin.com/company/douglasribasadvogadosassociados
Obrigado!
Bom dia!
Excelente texto!
Descobri neste último domingo, pela manhã, que minha bike foi furtada na garagem do condomínio. Inicialmente levantei informações de que a síndica descobriu, no sábado à noite, um defeito no portão da garagem e acionou a empresa para dar assistência, o que não foi atendido e o portão virou a noite desguarnecido.
Depois de levantar as imagens das câmeras da vizinhança, o marido da síndica me avisa que o condomínio não vai arcar com o prejuízo, pois o portão havia sido arrombado no sábado por volta das 05:00, ou seja, antes de ser constatado o defeito e o portão ser abandonado por uma noite!
Não sei o que me assusta mais:
1 – O condomínio sabe que o portão estava sem o cadeado da trava de segurança há muitos meses (responsabilidade do condomínio) e nem assim reconhecem o erro.
2 – O portão ficou mais de 24h arrombado e ninguém fez nada, sequer avisaram aos condôminos na noite de sábado, quando a síndica identificou o portão estragado.
3 – Quando pedi a convenção de condomínio para tratarmos o assunto, fui informado de que isso não existia, e que o prédio nem registro tem!
Olá Kleber, obrigado por suas palavras!
Com todo o respeito, improvável que o edifício não tenha convenção coletiva ou regulamento interno.
Em regra esses casos não são passíveis de indenização, no entanto, talvez você possa entrar em negociação com a síndica, a fim de que ela evite ter maiores problemas com esse assunto.
Boa sorte!
Se gostou do nosso conteúdo, pedimos que gentilmente siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais artigos semanalmente.
http://www.instagram.com/douglas_ribas_advogados/
http://www.facebook.com/DouglasRibasAdvogadosAssociados/
https://br.linkedin.com/company/douglasribasadvogadosassociados
Obrigado!
Boa tarde. Minha bicicleta foi furtada dentro do bicicletário que é trancado com cadeado e a chave fica com o porteiro em nome do condomínio. Na madrugada em que furtaram minha bicicleta, os meliantes pularam o portão que não havia cerca e nenhuma outra proteção, o que dá um fácil acesso para entrar na área da garagem do condomínio, isso já tinha sido pontuado em reuniões e nada foi feito. As câmeras mostraram como o furto ocorreu . Deixo claro que na bicicleta havia a etiqueta com o número do meu apartamento. Nesse caso, devo receber a indenização da minha bicicleta pelo condomínio?
Boa noite!
Recomendamos que consulte a convenção do seu condomínio, como também o regulamento interno.
Em regra, nesses documentos não há previsão de indenização por parte do condomínio, cabendo a cada condômino suportar seus próprios prejuízos.
Você leu o artigo?
Boa sorte!
Olá, no caso de furto no condomínio, quem deverá fazer o boletim de ocorrência? A empresa de vigilância/segurança ou o síndico?
Bom dia!
Mais indicado que o síndico, na qualidade de representante legal do condomínio vítima se encarregue de providenciar o boletim de ocorrência.
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de assuntos jurídicos com linguagem descomplicada todas as semanas.
Atenciosamente.
Este caso se aplica para condomínio residencias? minha bicicleta foi roubada no edf comercial onde trabalho. Havia comprado a bicicleta para poder ir ao trabalho devido a pandemia e me foi dito que seria possível abrigar a bicicleta em um local no estacionamento, uma vez que não possui bicicletário, e perguntei antes de adquirir a bicicleta. Depois me disseram que não seria mais possível abrigar dentro do edf e fui forçado a deixar no estacionamento de visitante junto com motos e cadeado. Romperam o cadeado, levaram a bicicleta e o síndico diz q o estacionamento pra visitantes não é responsabilidade do edf, embora antes tenham dito que eu poderia abrigar no estacionamento interno e voltaram atrás
Olá, Moisés!
Sim, se aplica para os condomínios de modo geral.
Boa sorte!
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram
Facebook
eu solicitei as imagens das câmeras do condomínio onde moro, depois de um furto. Para minha surpresa, todas as câmeras que eu precisava estavam desligadas (tenho áudio que o sindico me fala isso). Por mês, pagamos pelo funcionamento das mesmas. Eu posso pedir um ressarcimento do dinheiro pago pela as câmeras?
Por dois meses, o conselheiro do prédio veio me garantindo que o condomínio iria pagar o prejuízo que tive, devido as câmeras estarem desligadas. Na ultima semana, ele fala que o sindico quer conversar comigo, mando mensagem para ele, e ele diz que não tinha nada pra me falar.
Me senti enganada durante esse tempo.
Olá Milena,
Lamentamos a situação, porém, quem pagou pelas câmeras foi o condomínio e não você exclusivamente, não é mesmo?
Dessa forma, não parece justo que você seja ressarcida do valor pelo pelas câmeras.
Talvez você ainda consiga um acordo com o condomínio.
Boa sorte!
Boa tarde meu esposo trabalha em um condomínio,entraram pelo portão da garagem furtaram bicicleta agora o condomínio vai cobrar dele o que foi furtado sendo que o portão está de fácil acesso meu esposo tinha dito para arrumar o portão porque estava frágil e qualquer pessoa poderia abrir os bandidos só tiraram um pino do portão e entrou e saiu rapidamente gostaria de saber se isso é legal fazer ele pagar pelo que foi furtado meu esposo e seus companheiros de trabalho foram obrigados a assinar um papel se responsabilizando sobre o pagamento de tudo que for roubado, furtado , quebrado por eles e etc gostaria de saber se isso também é legal isso foi antes do ocorrido por conta de entrar no apartamento do morador e roubar.
Olá, Cristiane!
Agradecemos o interesse no nosso artigo, no entanto, sua dúvida diz respeito ao direito do trabalho e não tem relação com o tema do artigo.
Sugerimos que conte com a assessoria de profissional de sua confiança para uma orientação mais assertiva frente à situação por você exposta.
Agradecemos pela compreensão.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Ola, tudo bem?
Eu solicitei as imagens das câmeras do condomínio onde moro, depois de um furto. Para minha surpresa, todas as câmeras que eu precisava estavam desligadas (tenho áudio que o sindico me fala isso). Por mês, pagamos pelo funcionamento das mesmas. Eu posso pedir um ressarcimento do dinheiro pago pela as câmeras?
Por dois meses, o conselheiro do prédio veio me garantindo que o condomínio iria pagar o prejuízo que tive, devido as câmeras estarem desligadas. Na ultima semana, ele fala que o sindico quer conversar comigo, mando mensagem para ele, e ele diz que não tinha nada pra me falar.
Me senti enganada durante esse tempo.
Oi Milena ! Boa tarde ! De início, agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão trazida.
Furto em condomínio costuma ser assunto polêmico, pois, em regra, os condomínios preveem em suas convenções que não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
É preciso que você veja o que diz a convenção do seu condomínio. Para essas situações, comumente a regra é que o condomínio não se responsabiliza em razão da previsão na convenção. Para tentar fazer valer seu pedido em sentido contrário, você terá o ônus de provar algo como exceção à regra, o que nos parece ser o caso.
Na prática, para saber se terá êxito na busca do ressarcimento do prejuízo que teve, contará muito o local onde o objeto estava e a prova da negligência do condomínio. O ideal que é vocês se ajustem amigavelmente. Porém, acaso seja necessário levar o assunto ao Judiciário, deverá ficar claro para o julgador a falha por parte do condomínio, no caso a condição de desligamento das câmeras.
Independentemente das circunstâncias do caso, é muito importante que você saiba que cada juiz pode vir a entender de uma forma.
A propósito, o CEJUSC pode ser um caminho para a obtenção de conciliação. Recomendamos a leitura do nosso artigo https://douglasribas.com.br/dicas-juridicas/cejusc-a-conciliacao-e-a-mediacao-como-solucoes-alternativas-de-conflitos/
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte. Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Olá, tudo bem? Tive minha bicicleta furtada de dentro do bicicletário do meu condomínio, bicicletário esse que foi construído com falhas de segurança e custeado pelo condomínio. Além da falha do bicicletário, um falha no portão foi identificada, a qual foi explorada pelo meliante para adentrar ao condomínio. Após um acordo, fui indenizado com 60% do valor pago pelo bicicleta. Aceitei o acordo. 3 meses depois, eu encontrei a bicicleta em posse de um indivíduo na minha cidade e após comprovar a minha propriedade por meio da NF, o cidadão devolveu e reconheceu que o produto era oriundo de furto, o mesmo não quis ir à delegacia. Com base nesse cenário, o que devo fazer em relação à indenização recebida? A nova bicicleta recebeu novos itens/acessórios assim que comprei e ainda estou pagando. Devo devolver a quantia paga?
Olá, Gustavo!
Que bom que conseguiu reaver a bicicleta.
Sim, é recomendável que você devolva o valor acordado com condomínio, para não caracterizar enriquecimento sem causa, uma vez que o bem lhe foi restituído.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a gente nas redes sociais e fique atualizado:
Instagram, Facebook e Linkedin
Olá, minha bicicleta foi roubada recentemente dentro do condomínio, estava no bicicletário. Me mudei para o prédio no início do ano e foi feita a troca da fechadura de segurança, foi colocado um eletroímã. Quando liguei para o síndico ele disse que teria que ter uma força de 300kg para conseguir abrir o portão, que era difícil de abrir.
O síndico me mandou as imagens da câmera e o ladrão simplesmente chutou o portão e abriu. O síndico disse que não pode fazer nada e que roubos acontecem. Questionei ele sobre possíveis roubos futuros e ele disse que se tiver que acontecer, vai acontecer.
Gostaria de saber como devo proceder nessa situação, pois pago condomínio e acredito que o mínimo que se deva ter em um condomínio é segurança.
Oi Vitória ! Boa tarde !
De início, agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão trazida.
Furto em condomínio costuma ser assunto bastante polêmico, pois, em regra, os condomínios preveem em suas convenções que não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
É preciso que você veja o que diz a convenção do seu condomínio. Para essas situações, a regra é que o condomínio não se responsabiliza em razão da previsão na convenção. Para tentar fazer valer seu pedido em sentido contrário, você teria o ônus de provar algo como exceção à regra.
Na prática, o ideal é sempre se ajustar amigavelmente com o condomínio. Em último caso, se necessário levar o assunto ao Judiciário, a responsabilização da coletividade pelo prejuízo experimentado por você dependerá do reconhecimento pelo juiz de que o problema da segurança do bicicletário (fragilidade do portão) configurou negligência do condomínio.
Independentemente das circunstâncias do caso, é muito importante que você saiba que cada juiz pode vir a entender de uma forma.
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte. Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Boa tarde , recentemente tive minha bicicleta furtada dentro da garagem do prédio onde moro , meliante estava passando pela rua onde se aproveitou da oportunidade de duas senhoras que estavam visitando um morador .
Porém para essas senhoras entrarem no prédio o morador fez a liberação das duas portas de acesso pelo interfone de dentro do apartamento dele , sem verificação visual nenhuma .
Meliante então adentrou para dentro do edifício onde teve acesso facilitado para dentro da garagem furtando e saindo sem nenhuma dificuldade pela porta da frente .
obtive a resposta através da sindica, que me informou que o condomínio não se responsabiliza por furtos (citando o artigo 45) , até concordo, mas neste caso que a entrada do meliante foi facilitada por um morador sem nenhuma verificação , este morador não deveria ser responsabilizado.
Não estou querendo culpar e tirar vantagens de ninguém , porém moramos em um prédio onde a segurança de todos depende do cuidado individual de cada um.
Olá, Bruno!
Boa tarde !
De início, lamentamos o ocorrido.
Esse assunto está longe de ser pacífico! Isso porque, em regra, envolve uma coletividade que escolhe a forma de lidar com as consequências do furto em seu espaço comum. A vontade da maioria é o que faz a regra se todos – enquanto condomínio – deverão responder pela ocorrência ou se o condomínio estará isento de responsabilidade nessa situação.
Pelo seu relato o seu condomínio, em regra, não responde por furto, conforme previsto na convenção.
Essa previsão, na prática, torna bastante difícil a responsabilização do condomínio e requer prova forte sobre a sua negligência, pois se trataria de uma exceção.
Ao que parece, houve astúcia do meliante para adentrar o condomínio e a responsabilização do condomínio não se justificaria.
Já sobre a responsabilidade do morador, admite-se discussão desde que fique comprovado que ele teria condições e teria o dever de observar a segurança do condomínio, evitando a situação.
Enfim, parece-nos bastante difícil de vir a responsabilizar ambos – condomínio e morador. Quanto muito, o morador …
Esperamos ter ajudado!
Caros, minha bicicleta foi roubada por menores que entraram na garagem na saída de um dos moradores. O fato foi gravado pelas câmeras e, como a síndica, por sua conta, desabilitou o alarme/sirene que notifica o vigilante, os mesmos acabaram por muito tempo na garagem e foram embora com o meu bem. Pergunto, como a síndica tomou a decisão de desativar o alarme, fazendo com que fosse facilitada a fuga, neste caso, será que tenho como pedir o reembolso da bicicleta? Os porteiros argumentaram que, pelo fato da síndica desligar o alarme, isso prejudicou a percepção de que o prédio estava sendo roubado. Será que tenho uma chance de ser reembolsado frente à este cenário de ação incorreta da síndica? Obrigado.
Olá Marco!
Você já consultou a convenção do condomínio para verificar o que ela dispõe a respeito de furto nas áreas comuns?
A sua ideia seria buscar indenização contra o condomínio ou contra a pessoa da síndica, enquanto condômina?
Necessário que tenhamos maiores informações para que possamos opinar, de todo modo, esse assunto é sempre controvertido na Justiça, não havendo um padrão em termos de decisão judicial. Literalmente, cada caso é um caso …
Bom dia.
Gostaria de saber no meu caso. Minha bicicleta foi roubado no meu condomínio por 3 vagabundos. Que cortou a grande pr entra. E o porteiro estava dormindo na hora do furto. Uma moça viu eles correndo. E levará 2 bicicleta. Nesse caso posso entrar na justiça.
Oi Walace !
Boa noite!
De início, agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão trazida. Furto em condomínio é assunto polêmico. Em regra, os condomínios dispõem em suas convenções que não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
No seu caso, entendemos que o primeiro passo é verificar a convenção condominial. A agravante da situação descrita é que houve rompimento de obstáculo para que houvesse a subtração das bicicletas, o que, em tese, não diz respeito à falha por parte do condomínio. De forma geral, estando na convenção a expressa exclusão da responsabilidade do condomínio por furto, o condomínio só responderá em situações bastante excepcionais, estando plenamente demonstrada a sua falha. O ingresso na justiça dependerá bastante das provas acerca da falha do condomínio, sendo que, independentemente das circunstâncias do caso, diante da polêmica, a despeito do porteiro estar dormindo, cada juiz pode vir a entender de uma forma. Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte.
O assunto é realmente polêmico … não existe uma linha de decisão única adotada nas decisões judiciais!
Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Olá, boa tarde.
Minha bike foi furtada nessa madrugada ás 1:30 da manhã e eu queria saber se a administradora do prédio poderia arcar com o custo equivalente ao preço da bicicleta.
No meu prédio o porteiro vai embora ás 22h, feriado não tem porteiro e dia de domingo também. Chamei a sindica para ver como iríamos resolver essa situação e que a administradora tem que arcar com o custo SIM porque o que acontece que eu tenho um áudio dela ADMITINDO que o portão da garagem pode ser aberto por qualquer pessoa só de colocar o ombro e fazer uma leve força pra cima e empurrar, ela falou que é um portão frágil, que não é um portão de ferro ou de aço, falou que aquele portão está lá a anos sendo que eu sei bem que está alguns meses, já teve queixa de furto de bicicleta DENTRO DO BICICLETÁRIO.
Eu queria saber se com as gravações dos indivíduos, com o áudio dela confirmando que o portão não é seguro eu consigo o dinheiro equivalente ao preço da minha bicicleta que não foi barata.
Oi Gabriela ! Boa noite!
De início, agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão trazida.
Furto em condomínio costuma ser assunto polêmico, pois, em regra, os condomínios preveem em suas convenções que não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
No caso descrito, entendemos que ao mencionar “administradora do prédio”, você quis dizer o próprio condomínio. Isso porque as empresas que prestam serviços como ‘administradoras de condomínios’ não costumam ter a incumbência de zelar pela segurança e objetos dos moradores.
É preciso que você veja o que diz a convenção do seu condomínio. Conforme procuramos explicar no artigo, para essas situações, a regra é que o condomínio não se responsabiliza em razão da previsão na convenção. Para tentar fazer valer seu pedido em sentido contrário, você teria o ônus de provar algo como exceção à regra.
Na prática, para saber se terá êxito na busca do ressarcimento, contará muito o local onde a sua bicicleta estava estacionada e, acaso seja necessário levar ao Judiciário, o reconhecimento pelo juiz de que o problema da fragilidade do portão (já reconhecida pela síndica) poderia configurar negligência do condomínio a justificar a sua responsabilização pelo prejuízo experimentado pelo morador, o que nos parece ter sido o caso.
Independentemente das circunstâncias do caso, é muito importante que você saiba que cada juiz pode vir a entender de uma forma. Esse assunto é bastante controvertido, não havendo um padrão em termos de decisão por parte dos juízes.
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte. Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Olá,
Minha bicicleta foi furtada de dentro do condomínio, a mesma estava trancada junto ao bicicletário com outras bikes. Observei que a regra geral para casos assim é verificar o regulamento interno, porém no meu caso tem um fato agravante. O bandido teve acesso ao prédio com “ajuda” de duas moradoras, uma delas estava de saída e abriu o portão para o bandido entrar achando que o mesmo era morador, outra moradora estava em seu apartamento e ouvindo pedidos do rapaz que estava “preso” no estacionamento com a bike por conta das portas que só abrem com o botton, a mesma desceu até o estacionamento e liberou as 3 portas para o mesmo sair, sem notar que o mesmo era o ladrão! O sindico alegou que o seguro do prédio não iria cobrir, mas não me deu mais detalhes do motivo nem sequer algum documento que justificasse.
Nesse caso gostaria de saber como proceder para ter o valor da minha bike indenizado pelo condomínio, tendo em vista que a mesma estava trancada em local adequado, sobe vista das câmeras de segurança e considerando também o acesso que moradoras deram ao ladrão, sendo todo esse caso registrados pelas câmeras de segurança.
Obrigado.
Boa tarde Marcio,
Lamentamos o ocorrido!
Aparentemente as moradoras agiram de boa-fé e o condomínio nada teve a ver com a conduta delas, não é?
Pelo seu relato, parece haver uma remota possibilidade de que você possa ter sucesso ao se insurgir contra as moradoras, eis que se houve culpa, foi delas. Porém, a conduta delas parece ter sido escusável e como esse assunto é bastante polêmico, na prática, cada juiz pode vir a entender de uma forma.
Em suma: bastante difícil o caso …
Talvez uma composição com elas evitando os riscos e custos de uma ação seja uma boa saída para todos.
Boa sorte!
Boa noite minha bicicleta foi furtada ao lado externo da farmácia e olha que estava no cadeado. gostaria de saber se posso ser ressarcido pela estabelecimento? tenho direito sera ?que órgãos eu procuro ;afinal aqui na minha cidade?
Olá Cristiano!
Para analisarmos de forma adequada a sua situação, é recomendável a contratação de consulta, onde pode poderemos coletar mais detalhes a respeito das circunstâncias desse furto. Apenas com os elementos passados, não poderemos emitir a nossa opinião.
Ficamos à disposição.
Prezado, antes de mais nada parabéns pelo artigo.
Minha bicicleta foi furtada de meu condomínio onde possui bicicletário localizado na garagem e com cadeado em sua porta. A chave desse cadeado fica em posse do porteiro que o cede ao morador que necessita retirar a sua bicicleta. Após a retirada da bicicleta o morador devolve a chave ao porteiro e assim por diante. Ou seja, o detentor da chave é exclusivamente o porteiro.
Entendo nesse caso, que o fiel depositário da bicicleta é o condomínio. Não analisei a Convenção do Condomínio ainda.
A síndica me informou que a administradora quer me ressarcir um percentual de 60% do valor da nota da bicicleta mas acho muito pouco. Em pesquisa pela internet um modelo igual ao meu e mesmo ano, fica uns 20% maior.
Não aceitei esse percentual e fiz uma contra-proposta.
Nesse caso, valeria a pena prosseguir para uma ação judicial caso não cheguemos em um acordo?
Obrigado.
Boa tarde Pedro!
Agradecemos o elogio e convidamos a nos seguir nas nossas redes sociais, onde artigos abordando questões jurídicas do cotidiano com linguagem simples são postados semanalmente.
Tudo indica que um acordo está muito próximo de resolver a situação por você relatada.
Por outro lado, uma ação judicial, além de envolver custos, por si só envolve a incerteza do resultado, eis que não se pode garantir qual será o entendimento do juiz e dos desembargadores a quem caberá decidir sobre a questão.
Tendo isso em mente, não nos parece razoável que você parta para um litígio. Ideal que negocie um bom acordo!
Boa sorte!
Bom dia, dias atrás tive minha bicicleta furtada dentro do meu condomínio, estava na área do bicicletário. Aqui no condomínio temos o portão elétrico que sempre dá problema e fica entre aberto por dias, nesse dia deu problema no portão e o portão novamente ficou entre aberto assim facilitando que alguém entrasse no condomínio furtando minha bicicleta. Como proceder??? No contrato diz que eles não são responsáveis por furtos por terceiros, mas por conta do portão ter tido o problema por causa deles (imobiliária), tenho algum direito?
Oi Clara ! Boa tarde ! De início, agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão trazida. Furto em condomínio costuma ser assunto polêmico. Em regra, os condomínios dispõem em suas convenções que não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
No caso descrito, a regra é que o condomínio não se responsabiliza em razão da previsão na convenção.
Para tentar fazer valeu seu pedido em sentido contrário, você teria o ônus de provar algo como exceção à regra. Melhor explicando: 1) como a bicicleta estava no bicicletário, eventual responsabilização do condomínio deverá levar em conta a forma de uso desse espaço, ou seja, se o acesso a esse local é aberto a quem estiver na garagem ou se fica restrito a área protegida com grade, tranca, chave. Nesse caso, deve ser analisado se a chave fica sob a responsabilidade de um funcionário ou se cada morador tem a sua própria chave. Em tese, quando um funcionário do condomínio é direcionado para administrar a entrada e saída das bicicletas, detendo a chave do espaço, tal fato pode vir a conduzir para a responsabilização do condomínio. 2) portão de acesso com problema recorrente e ocorrência do furto em razão disso pode apontar a negligência do condomínio e fazer com que tenha que responder pelo prejuízo experimentado pelo morador. Acaso você leve o assunto à Justiça, você deverá comprovar suas alegações e será necessário que o(a) magistrado(a) responsável pelo seu caso entenda que o condomínio foi culpado pela situação do portão, tendo o dever de ressarcir o seu prejuízo.
Enfim, independentemente das circunstâncias do caso, o assunto é polêmico e cada juiz pode vir a entender de uma forma. Diante do que costumamos ver, não nos parece uma causa com boa probabilidade de sucesso. Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte.
Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Lendo os fatos mencionados nos comentários entendi porque os moradores e os síndicos não estão nem aí com cuidados ao entrarem e saírem dos condomínios, porque eles sabem que não serão responsabilizados pelos os prejuízos de outros por conta dessa tal convenção do condomínio. No condomínio em que moro é constante os furtos de bicicletas e motos e nada é feito para sanar os problemas das portas e portões de entradas, os indivíduos entram no edifício com facilidade. Acho que teria que responsabilizar sim o condomínio, assim os moradores teriam mais responsabilidades e cuidados ao pensar no seu bolso. Ficamos com o prejuízo e não podemos ter mais nada, do que adianta comprarmos nossos bens e não ter como guardar, se o próprio lugar que moramos não tem segurança, pagámos caro e não temos direitos. Não posso subir 3 andares com ela nas costas todos os dias, fiz isso por uns dois meses não consegui mais subir porque estava tendo muitas dores nas costas, resolvi deixar no bicicletário mesmo coloquei dois cadeados, não durou quinze dias levaram. Não me conformo, parece que estavam só esperando eu desistir de subir com ela nas costas e deixar lá embaixo, mesmo presa com dois cadeados. Tô pedindo as imagens das câmeras do prédio para o síndico e o mesmo está enrolando pra me mostrar. Tem que tirar essa tal de convenção só assim moradores e responsáveis por manutenção do prédio vão ser mais responsáveis e cuidadosos. Pois irão esvasiar o bolso. Só assim funciona.
Olá, Maria!
Os proprietários dos imóveis precisam se mobilizar para alterar a convenção do condomínio.
Bom dia !
Sou residente da cidade de Curitiba, moro em um edifício de 40 apartamentos.
Eu adquiri duas bicicletas e antes de elas chegarem a mim solicitei a sindica vaga para armazenar no bicicletario, Ela ficou de retornar .Dias depois as bicicletas chegaram, e acabaram ficando aproximadamente 30 dias na garagem ( neste período solicitei novamente a ela sobre as vagas ).
No dia 10 de agosto um veículo entrou na garagem do edifício, ( fazendo o uso de um controle ) foi até a minha vaga e carregou as bicicletas, furtando-as.
Nosso edifício possui câmeras de monitoramento, portaria 24 horas além disso pagamos para empresa de segurança.
De quem seria esta responsabilidade?
Boa tarde, Kaue!
De início, lamentamos que tenha sido vítima de furto e agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela questão interessante trazida, que nos dá a oportunidade de explorar um pouco mais esse controvertido tema, que gera muitas dúvidas para moradores de condomínios.
Há 03 pontos que devem ser avaliados para responder com segurança sua pergunta:
1) Verificar se a convenção do condomínio ou o regulamento interno do edifício contém CLÁUSULA EXPRESSA DE NÃO RESPONSABILIDADE, que é muito comum e determinante para afastar o dever de indenizar dos condomínios, em geral.
2) Verificar o contrato com a empresa de segurança, especialmente os termos e obrigações da prestadora de serviço, com vistas a identificar o alcance da responsabilidade dela.
3) Verificar se a empresa de segurança ou o condomínio efetivamente assumiu o dever de guarda e zelo frente às bicicletas furtadas e outros bens deixados nas áreas comuns.
Além dos documentos acima indicados e dos fatos relacionados à ocorrência criminosa, a análise das imagens captadas pelas câmeras e a possível identificação do controle remoto utilizado no crime (há prédios onde cada controle emite um sinal único e exclusivo, de modo que cada controle pode ser individualmente relacionado ao apartamento que dele faz uso) serão determinantes para definir de quem é a responsabilidade no caso.
Esperamos ter ajudado, desejamos boa sorte e que tudo se resolva de forma a minimizar o seu prejuízo.
Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre assuntos da vida em condomínio e outros que podem ser do seu interesse!
Boa tarde!
Primeiramente agradeço a atenção!
Tenho uma notificação extrajudicial pronta, porem ainda não me sinto confortável em enviar…
Porem Isso é algo que eu preciso decidir,agradeço bastante pela resposta!
Boa tarde!
O que você perderia em enviar a notificação?
Se ela foi elaborada por profissional, deverá, de uma forma ou outra, atingir seu objetivo.
Boa sorte!
Olá bom dia minha bicicleta foi furtado no local de difícil acesso de pessoas pois no condomínio não possui estacionamento de bicicleta minha bicicleta foi furtado e verifiquei que o condomínio está sem energia elétrica na cerca elétrica e também retirado um pedaço do muro muito baixo acredito que alguém tenha pulado o muro nesse pedaço que não se encontra cerca elétrica o que eu devo fazer?
Oi Gabriel ! Boa noite!
Agradecemos pelo interesse no nosso artigo, como também pela dúvida trazida.
Furto em condomínio é assunto polêmico e, na prática, cada juiz pode vir a entender de uma forma. As convenções e regulamentos costumam dispor que os condomínios não se responsabilizarão por furtos em suas áreas comuns, o que é entendido como o resultado da vontade da maioria e respeitado pelo Judiciário.
No caso descrito, a regra é que o condomínio não se responsabilizará se existir previsão na convenção que o isente dessa responsabilidade.
Para tentar fazer valer seu pedido em sentido contrário, você teria o ônus de provar algo como exceção à regra, ou seja, teria que provar a falha/negligência por parte do condomínio e que disso decorreu o furto. Ainda assim, mesmo você tendo sucesso na prova, tudo vai depender do entendimento do juiz do caso. Assunto altamente polêmico!
Esperamos ter ajudado e desejamos boa sorte. Toda semana trazemos assuntos novos! Acompanhe as nossas redes sociais!
Boa noite
Gostaria de saber se minha bicicleta for furtada no prédio onde resido o condomínio tem me ressarci? Como funciona?
Olá Rosangela!
Como explicamos no artigo, há que se verificar alguns requisitos a fim de confirmar se o condomínio tem a obrigação ou não de indenizar a bicicleta que vier a ser furtada. Nele esclarecemos que somente há responsabilidade do condomínio se este assumiu o dever de indenizar, de forma expressa em sua convenção ou regulamento interno, como resultado da vontade da maioria dos seus integrantes.
Boa sorte!
No condomínio que trabalho não existe bicicletario. A maioria das bicicletas ninguém sabe nem quem é o dono. E São 224 apartamentos. Se qualquer um pode alegar que teve a bicicleta. Roubada.
Olá Fernando! Perdão, não compreendemos sua dúvida.